Um espetáculo de cidadania

11 dezembro, 2008 at 6:07 pm 1 comentário

Milhares de crianças e jovens brasileiros desassitidos pelas famílias e pela sociedade acabam marginalizados. Mas para alguns essa ameaça tem sido afastada graças a programas sociais. Em um país onde cerca de 13% das crianças entre dez e doze anos já utilizaram algum tipo de drogas, iniciativas de cunho social são fundamentais.

Não é de hoje que o esporte é visto como um meio de integração social. Diversos projetos espalhados por todo Brasil e mundo geram oportunidades a muitos que são considerados excluídos dentro da sociedade. Uma grande preocupação de inclusão está voltada a crianças e jovens sem muitas oportunidades. Como se o esporte fosse uma maneira de resgatá-los das ruas e da criminalidade e colocá-los diante de um mundo menos sofrido. A arte também é responsável por auxiliar na construção dos seres humanos. E também faz parte de muitos projetos culturais que buscam levar a meninas e meninos desassistidos uma vida com mais alegria.

Um exemplo de união entre arte e esporte pode ser encontrado no Programa Escolhinhas Integradas, realizado na Unisinos. O Baturidança – Dança de rua e percussão é um grupo de representação artística que une os movimentos da dança ao som da percussão.E assim, possibilita que crianças carentes desenvolvam a prática da arte e do esporte como instrumento e estratégia de resgate da auto-estima e da cidadania, oportunizando espaços de conhecimento e novas perspectivas de vida.

Ao longo de sua trajetória, o Baturidança tem conquistado o público e a mídia que o assiste. Freqüentemente participa, como convidado especial, de eventos locais e regionais, destacando-se sempre nessas ocasiões. Sua apresentação é marcante, sendo identificado como um grupo de grande qualidade e impacto artístico e social.

Estimasse que por semana 400 alunos participam da aulas. O grupo tem como coreógrafa a professora Margit Kolling e como professor de percussão o maestro Fernando do Ó. O maestro explica que as crianças e jovens do Baturidança apreendem a ter disciplina e responsabilidade, e que as apresentações em público fazem com que os jovens artistas se sintam reconhecidos dentro da sociedade.

Anúncios

Entry filed under: Jornalismo Online. Tags: , , , , , , , .

Em busca de uma justificativa

1 Comentário Add your own

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


dezembro 2008
D S T Q Q S S
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Categorias


%d blogueiros gostam disto: