Em busca de uma justificativa

24 junho, 2008 at 10:03 pm 4 comentários

Durante os dias 10, 11 e 12 de junho, os estudantes de Comunicação da Unisinos puderam eleger novos representantes para o Diretório Acadêmico Tupac Amaru. Entre os concorrentes estavam as chapas Esfera Pública que se tornou vitoriosa com 161 votos e os concorrentes desbancados Quem vem com Tudo Não Cansa com apenas 28 votos. Números nada expressivos diante de um Centro de Comunicação.

A aluna Greyce Vargas tenta explicar porque a movimentação dos alunos durante as eleições do D.A é tão insignificante. Durante o ano passado, Greyce formou uma chapa para concorrer à Tupac Amaru. Porém com o andar da carruagem, percebeu que as eleições acadêmicas não correspondiam a seus ideais. Ela contou que desistiu no último dia de participar das eleições, pois descobriu que uma das chapas era financiada por um partido político. ” Era uma competição injusta e não queríamos nos envolver numa campanha como essa”.

Além disso, a aluna tomou conhecimento e avisou colegas de que, na época em que pensava em assumir Tupac Amaru, os candidatos ao Diretório Central dos Estudantes, eram os atuais representantes do D.A da Comunicação. Visto que os próprios envolvidos com o Diretório Acadêmico tinham lançado um documento dizendo que representantes de D.As não poderiam concorrer ao DCE. Greyce Vargas é da opinião de que os estudantes de Comunicação não participam das eleições pois, “esse tipo de maracutaia faz com que os alunos desistam do movimento estudantil”. Quanto aos movimentos estudantis em geral, que atualmente não possuem a força do passado, Greyce procura justificar dizendo que “o movimento estudantil deixou que os partidos políticos se inserissem em seu meio, se tornando então, apenas um palanque para jovens que almejam carreira política. Perdeu a credibilidade”.

Para completar a aluna indignada com a politicagem dentro de Tupac Amaru e do Diretório Central procura exemplificar o que falta para que realmente existam representantes efetivos. “Falta o D.A falar com os estudantes, promover eventos que atuem na formação profissional e pessoal dos alunos. Falta uma representação verdadeira frente a coordenação e a universidade”.

O espaço acadêmico está a disposição. A Esfera Pública parece interessada em fazer um bom trabalho. Em reerguer a moral do Diretório Tupac Amaru. E assim poder transformar justificativas em atitudes louváveis.

Anúncios

Entry filed under: Jornalismo Online. Tags: , , .

Eleições Incoerentes Um espetáculo de cidadania

4 Comentários Add your own

  • 1. O movimento estudantil no Brasil « Daniela Machado  |  25 junho, 2008 às 8:31 pm

    […] comodidade, falta de tempo ou medo, os jovens ficam acuados e acabam tornando-se pessoas passivas e sem opinião sobre os acontecimentos…. Está mais do que na hora do movimento estudantil tomar novos rumos. Caso contrário, tudo vai […]

    Responder
  • 2. André Carvalho  |  29 junho, 2008 às 3:07 pm

    Grato pela parte que me toca! Realmente, estamos dispostos a mudar esse quadro que infelizmente é muito triste ter 3 votos a mais dos 10% do quorum mínimo.

    Responder
  • 3. Vinícius Ghise Alves  |  29 junho, 2008 às 11:56 pm

    Meu desejo sincero é que realmente façam algo prático, que realmente vá beneficiar os estudantes. Boas férias.

    Responder
  • 4. Eleições Incoerentes « Neverland  |  4 dezembro, 2008 às 7:08 pm

    […] Ficam as interrogações, porque estudantes de Comunicação Social permaneceram tão acomodados dia… Alunos que deveriam ser articulados, curiosos, preocupados, ativos em suas opiniões e ações simplesmente negligenciaram seus próprios direitos. Sem contar que muitos, mesmo sendo estudantes de Comunicação, nem sabem o que é um diretório acadêmico. E ainda, aqueles que sabem julgam o Tupac Amaro como um espaço mal representado. […]

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


junho 2008
D S T Q Q S S
« maio   dez »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Categorias


%d blogueiros gostam disto: